A Implantodontia é a especialidade da odontologia que tem por finalidade a reabilitação de perdas dentárias parciais ou totais através da instalação cirúrgica de implantes de titânio, que são raízes artificiais ósseointegráveis e biocompatíveis que não causam rejeição pelo organismo. O Cirurgião Dentista faz a instalação dos implantes nos ossos da maxila e da mandíbula. Em cima desses implantes são confeccionados e instalados os dentes ausentes, através de conexões precisas e seguras entre prótese e implante, restabelecendo a função mastigatória e a estética do paciente. Atualmente é a técnica mais moderna e a que mais se assemelha aos dentes naturais para a reposição de dentes perdidos ou ausentes, por isso é a mais indicada pelos dentistas.
É a especialidade da Odontologia que mais se desenvolveu nos últimos anos. Com a evolução da ciência e tecnologia, atualmente o implante odontológico, quando bem indicado, recupera a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenche os espaços de dentes ausentes, condenados, próteses removíveis ou fixas, quando por algum motivo não agradam ao paciente, melhora na qualidade da mastigação diminuindo a sobrecarga em dentes remanescentes, distribuindo melhor as forças mastigatórias. O implante se integra ao osso e impede a reabsorção, o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde a sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo as reabsorções ósseas, conseqüências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a arcada dentária comprometendo a eficiência mastigatória. A gengiva também sofre alterações consideráveis. Pesquisas através de estudos longitudinais e análises de diferentes dados estatísticos, mostram índices de 92 a 93% de sucessos nos tratamentos, o que tornou a Implantodontia uma especialidade muito confiável e segura.
A osseointegração trouxe esperança às pessoas que perderam um ou mais dentes e àquelas totalmente edêntulas. Trouxe novas perspectivas para os que se sentem desconfortáveis com sua prótese fixa ou removível, por não estar adequada esteticamente, por falta de estabilidade, por causar insegurança e dificuldades na mastigação.
Venha nos fazer uma visita e conte conosco para esclarecer suas dúvidas. Nossa maior satisfacão é ver seu sorriso bonito e saudável!
Um abraço.
Dr. Ricardo Versan.